tubo digestivo - определение. Что такое tubo digestivo
Diclib.com
Словарь ChatGPT
Введите слово или словосочетание на любом языке 👆
Язык:

Перевод и анализ слов искусственным интеллектом ChatGPT

На этой странице Вы можете получить подробный анализ слова или словосочетания, произведенный с помощью лучшей на сегодняшний день технологии искусственного интеллекта:

  • как употребляется слово
  • частота употребления
  • используется оно чаще в устной или письменной речи
  • варианты перевода слова
  • примеры употребления (несколько фраз с переводом)
  • этимология

Что (кто) такое tubo digestivo - определение

Canal digestivo; Trato gastrointestinal; Trato gastro-intestinal; Tracto gastro-intestinal; Tracto intestinal; Tubo digestório

Tubo de Venturi         
O tubo de Venturi é um aparato criado por Giovanni Battista Venturi para medir a velocidade do escoamento e a vazão de um líquido incompressível através da variação da pressão durante a passagem deste líquido por um tubo de seção mais larga e depois por outro de seção mais estreita. Este efeito é explicado pelo princípio de Bernoulli e no princípio da continuidade da massa.
Tubo de Kundt         
O tubo de Kundt é um equipamento para ensaios acústicos, composto de um tubo de vidro frio que contém ar e serragem fina de cortiça em seu interior. Nele produz-se ondas estacionárias de uma forma longitudinal fazendo um alto-falante vibrar em uma determinada frequência com o auxílio de um gerador de energia.
Túnel em forma de tubo         
Os túneis em forma de tubo são túneis construídos em forma circular quase perfeita.

Википедия

Tubo digestivo

O tubo digestivo é uma estrutura presente nos Bilateria (animais triploblásticos e em Platelmintos) e Cnidaria, sendo o canal que traz o alimento ao interior do corpo, o digere, e conduz os metabólitos de volta ao meio externo. Em todos os casos, é uma cavidade formada pela endoderme no momento do fechamento do embrião, e pode se apresentar em inúmeros níveis de complexidade, dependendo do grupo taxonômico.

Em todos estes animais, o conjunto básico do tubo digestivo inclui: boca (por onde o alimento entra, e onde muitas vezes ocorre a digestão mecânica), esôfago (tubo revestido de musculatura lisa que conduz o alimento pelo tubo digestivo), intestino (onde ocorre toda ou parte da digestão química) e ânus (por onde são eliminados os restos). Este é o plano básico presentes nos Platelmintos e diversos organismos simples, cuja alimentação não exige estruturas especiais para sua digestão e absorção.

Animais celomados possuem uma tendência à complexidade do tubo digestivo maior do que os pseudocelomados e acelomados, e mesmo animais simples, de corpo vermiforme, possuem alguma especialização.

Em seres humanos, o tubo digestivo é constituído por: boca, faringe, esôfago, cárdia, estômago, piloro, intestino delgado (duodeno, jejuno e íleo), intestino grosso(cego e cólon), reto e ânus. Há ainda ossos, músculos e glândulas anexos que auxiliam a digestão, como dentes, língua, glândulas salivares, pâncreas, fígado, vesícula biliar, baço e apêndice (embora este último não tenha propriamente uma função na digestão). O tubo digestivo é maior do que o individuo a que pertence, o seu intestino delgado chega a ter cerca de 8 metros de comprimento, encontra-se todo enrolado.